sábado, 1 de agosto de 2015

Carta para membros vitalícios // animando serviços




Passatempo de
Sri Giri Govardhana
Srila Gurudeva Atulananda nos contou esse belo passatempo e revelou alguns detalhes muito interessantes... Quando Krsna levantou a colina de Govardhana com seu dedo mindinho esquerdo por 7 dias os vaqueirinhos correram para ajudá-Lo e com seus cajados para manter a colina erguida. Krsna tem toda a força, na verdade Ele não precisa de ajuda mas ele se permite ajudar por amor a seus devotos, para fortalecer os vínculos...
Sri Sri Mahaprabhu Gandharvika Giridhari também são muito misericordiosos conosco pois sempre nos dão oportunidade de lhe presentear flores, incenso, nosso esforço no trabalho, amor e etc. Os devotos que vivem no templo se esforçam para manter bem o Ashram (refúgio) do nosso Mestre Espiritual pregando e coletando todos os dias, é um trabalho muito duro!
E as Deidades são tão bondosas que sempre permitem que todos colaborem também nessa tarefa titânica, como diz Srila Guru Maharaj, de manter um templo em São Paulo, seja através da Lanchonete, Yoga Inbound, Restaurante Govindas, Cursos de Culinária, Padaria, Loja... É uma oportunidade de colaborar com o templo, imagina, monges vivendo nessa cidade repleta de consumismo sem sentido, sensualidade, ateísmo, depressão – analisem: monges vivendo nesse meio! É realmente incrível, um lugar muito adverso a práticas devocionais... Então o convite que fazemos é para que vocês participem mais desse néctar, dessa aventura transcendental de estar contra a corrente, agindo com e só por amor.
E tem muitas formas de colaborar, é bem simples: onde você coloca sua energia? O que mais nos interessa é o coração mas se uma pessoa precisa trabalhar muito para se manter já que aqui o custo de vida é tão alto, a contribuição pode ser através do projeto de Membros vitalícios que p. Radha Ramana coordena.
E se você tem tempo melhor ainda! E esse tempo pode ser 3h, 2h, 1h ou 30 minutos por semana :) Por exemplo, no Festival de Domingo vocês podem colaborar para:
-cozinhar a prasada,
- atender as visitas,
- servir a prasada,
- pregar aos visitantes.
Isso não toma muito tempo e pra nós é um alívio muito grande porque estamos recebendo muitas pessoas (por volta de 70-100) no final de semana e fica muito puxado pra nós. Olha a misericórdia de Sri Sri Mahaprabhu Gandharvika Giridhari chamando vocês para servirem com dedicação! E para quem tem mais tempo, pode nos ajudar pintando a casa para a vinda de Guru Maharaj, nos projetos como Pacto Mundial Consciente e outros. Aliás estamos organizando grandes eventos culturais agora como o Chasqi Fest que pediu Guru Maharaj, e tem também as intervenções com as fantasias ecológicas.
Temos muita coisa pra fazer, fazemos muito e buscamos vocês para participarem dessa maravilha! Realmente é muito bom saber que estamos colocando nossa energia em algo que vai beneficiar muitas pessoas já que no trabalho isso nem sempre acontece (mas o chefe sempre se beneficia, o dono da empresa, os bancos!).
Convidamos vocês pra participarem mais porque realmente é uma necessidade agora que estamos recebendo tantas pessoas novas e também porque sabemos que a prática espiritual só pode ser mantida se pregamos. Guru Maharaj falou assim: se você não canta você se desencanta! É bem isso, e melhor que cantar é fazer com que outras pessoas cantem, não? Que tal? Quando pregamos sentimos uma conexão muito forte com nosso Mestre Espiritual, como se ele estivesse dançando na nossa língua, surgem reflexões que nunca teríamos sozinhos – é incrível! E por outro lado, Krsna fica muito satisfeito quando mais e mais pessoas participam dessa festa de Sankirtan, de distribuição dos Nomes e todos que apóiam essa causa, seja com doações aos membros vitalícios ou  colaborando com os departamentos do templo – assim estão chamando a atenção de Janardana, o bem querente de todas as entidade vivas  (Krishna).
Então, participem!
As doações aos membros vitalícios são muito importantes porque é o oferecimento do fruto do nosso trabalho a Suprema Personalidade de Deus. Sempre meditamos que tudo é de Krsna e nada é nosso, doar algo é um ato maravilhoso, um trabalho muito refinado no ego e um apoio importante para o templo. Podem ser contribuições singelas ou ousadas, isso não importa tanto, o que vale é a devoção com que você doa. Precisamos montar uma poupança para o Festival com Guru Maharaj porque virão muitos gastos... Qualquer contribuição é aceita com muito entusiasmo! Os interessados podem falar com o p. Radha Raman ou Gourangi.
Sri Sri Goura Nitai contratam assistentes para o Festival de Domingo! Oferecemos todo o apoio, ensinamos como fazer bem e com carinho.
- Cozinheiros da Prasada (em muitos templos em outros países, a prasada de domingo é preparada pelos devotos externos e grihastas, seria lindo montar um equipe que vai se revezando, não? Quem topa?)
- Servidores de Prasada (na Índia esse é uma das ocupações mais importantes, Guru Maharaj pessoalmente serve os pratos na Índia). Esquentar e servir os pratos.
- Pregadores: entusiasmar aos novos amigos e visitantes a viverem uma experiência verdadeira (talvez a primeira da vida deles). Geralmente depois da aula é o momento ideal.
- Apoio na Lanchonete: é o que torna o Festival sustentável. Os devotos colocam muita energia e trabalham duro pra ter as delícias ali expostas. Vocês podem trazer preparações de casa (nos avise antes!) ou ajudar na preparação de tudo desde cedo.
- Padeiro: podemos ensinar a fazer pães lindos e gostosos para Sri Krsna e os devotos.
- Atendente na Loja, já que Krsna atrai a todos e purifica até o ímpeto consumista hehehe. Temos tabela de preços e etiquetas nas roupas agora.
- Limpeza e organização: antes, durante e depois do Festival. Guru Maharaj sempre diz que devemos chegar no templo e perguntar aos devotos responsáveis “que eu posso fazer?”. É importante manter essa mentalidade de servir a todo momento. A ajuda poderia ser limpando e organizando a recepção e templo antes do Festival, limpar os pratos e a cozinha depois. Lembramos que devemos dar mais energia do que retirar.
Para todas essas funções podemos dar todo o apoio, ensinando como fazer bem e buscar companhias também. Por favor, os interessados as vagas oferecidas por Sri Sri Goura Nitai podem falar com a Gourangi.
Então a conclusão é que Sri Sri Mahaprabhu Gandharvika Giridhari querem envolver a todos no Serviço Devocional, ninguém escapa! Participe desse movimento com doações aos membros vitalícios ou em outros serviços e projetos. Mas não deixe Maya dominar, não sirva a Maya (assistindo TV, comendo besteiras, perdendo tempo, comprando coisas fúteis) – SIRVA A KRSNA!
Aparece no Adi Purana: “Aquele que diz ser Meu devoto na verdade não é. Aquele que é devoto de meu devoto, é na verdade Meu devoto”. Então servir aos devotos é mais importante do que servir a Krsna, num certo sentido. Os Brahmacarys do templo escolheram essa vida para servir todas as pessoas, aos animais, a tudo que existe – estão dando sua vida pra esse projeto, para ter um templo em São Paulo para que vocês possam ir e se sentir bem, tomar prasada e falar de Krsna. Uau! Tanto esforço para pregar e coletar para que todos venham se refugiar do mundo material.
Da mesma forma como Krsna aceitou ajuda dos vaqueirinhos para levantar a colina de Govardhana, mesmo que ele não precisasse por ter toda a força universal, nós aceitamos a ajuda de vocês para que participem desse serviço a Srila Prabhupada de manter uma embaixada espiritual em São Paulo. O Brasil é o serviço que deu Srila Prabhupada a nosso amado Guru Maharaj, por isso todos que colaboram nesse seva transcendental são especialmente apreciados por nossos Gurudevas e guardiões como Maharaj Mangala, Maharaj Damodara e Maharaj Puri. Não percam essas chances de servir aos devotos, a nossos Mestres Espirituais e a Sri Sri Mahaprabhu Gandharvika Giridhari.
Aproveitamos para pedir desculpas por nossas limitações, realmente o serviço é ilimitado mas nós temos nossos limites. Como comunidade estamos buscando manter um ritmo nas atividades e eventos sem descuidar da prática espiritual que sustenta tudo. É algo muito complexo: pregar e coletar, implica muito esforço, rendição e constância. Agora temos muitos devotos novos (e mais chegando) e queremos que sejam bem educados e felizes. Agradecemos todo o apoio que recebemos, o carinho e amizade de todos.
vancha-kalpatarubhyas ca kripa-sindhubhya eva ca
patitanam pavanebhyo vaishnavebhyo namo namah

Nenhum comentário:

Postar um comentário