Critérios
para receber novos
moradores
no templo
(Esse material é de uso interno, não deve ser divulgado a visitantes
por se tratar de assuntos internos da administração de templos)
Abril
2013
Gurudeva Atulananda, em sua
conferência “O mestre espiritual”, disse: “Srila Prabhupada nos deu tudo, nos
deu casa, roupa, comida, trabalho, educação, etc...”. Gurudeva explica que essa
é a generosidade característica dos grandes Vaishnavas, e compreendendo isto,
torna-se um grande desafio ser um representante do Guru e da sucessão
discipular, Mestres que renunciaram a tudo só para serem generosos com os
demais, dando-lhes consciência de Krishna. Por isso devemos dar o máximo que
pudermos, aceitar nossas limitações, e trabalhar com elas de maneira tal a
expandir cada vez mais nossa capacidade de servir e amar.
A melhor forma de evitar
gente desfavorável e desvios é tendo um templo bem organizado com um sistema
definido de trabalho e sadhana intenso onde realmente ficam só aqueles que têm
o sincero desejo de servir. Por exemplo, no templo de Santiago, depois do
desjejum, na hora de fazer serviço, há os devotos que atendem o Govinda’s, e
todos os outros saem a Sankirtan. Esse é o panorama de muitos templos da Missão
Vrinda. Para isso acontecer, o comandante ou presidente tem de lembrar
diariamente a todos para que se realize o serviço e no final do dia perguntar
amavelmente a cada um se fizeram seu serviço bem.
Considerações e limitações:
-Este templo está em São Paulo, que é uma das cidades mais
caras do mundo.
-Este templo tem gastos elevados, 8000 reais mensais.
-Este templo demanda muito trabalho, já que é um templo
de pregação, que recebe muitos visitantes.
-A única forma de manter ou expandir o templo é mantendo a RELIGIOSIDADE,
isto nos dá o segundo elemento importante para manter o templo: entusiasmo
de servir.
(Quando fizemos a proposta a Guru Maharaj de abrir um templo novo
que seja um Centro Cultural, ele disse: “Não, eu não quero um novo centro
cultural, eu quero um novo brahmachary ashram”, então eu compreendi que a única
forma de expandir é com muita religiosidade, se não, os devotos caem em Maya e
deixam seus serviços). Os devotos devem compreender que a única forma de fazer
acontecer os projetos é se tornando fortes, e a força vem da religiosidade.
-Outra coisa que nos restringe a oferecer mais abrigo a mais
gente, é a falta de mais líderes que se dediquem a cuidar e formar novos
praticantes. Esta falta de mais líderes experientes é própria de uma Missão
nova como a nossa (9 anos), diferentemente do Chile e da Colômbia, que tem 28
anos de idade, por isso deve-se ter muita paciência e determinação em seguir
avançando gradualmente.
~A conta da água sobe de preço à medida que se gasta mais,
depois de uma quantidade de litros o preço por litro sobe, e se há mais consumo
ainda depois de outra quantidade o valor por litro sobe mais ainda, é por isso
que atualmente temos contas de água de mais de 1000 reais, isso é por
ter muita gente no templo e por não resolver os vazamentos.
Conclusão:
Já que o templo é tão caro e difícil de manter, devemos aceitar
como residentes só devotos que têm demonstrado que podem ajudar
consideravelmente e em tempo integral (brahmacarys de coração,
independentemente sejam celibatários ou casados), e não podemos ajudar dando
moradia a mais devotos que precisam estudar e realizar necessidades pessoais.
-Requisitos do residente:
A pessoa que queira viver no templo tem de:
1. Estar intregado completamente ao projeto (ou seja, não
ter projetos pessoais de coleta e estudo) e querer servir a nossos
Gurudevas. Os devotos que já moram no templo e estudam não tem problema,
mas não podemos receber mais devotos que não estejam 100% dedicados às
necessidades do templo. Caso haja algum devoto que, mesmo estudando, ajuda
consideravelmente, se pode estudar fazer a exceção de aceitá-lo como membro
interno.
2. Tem de praticar brahmacarya, ou seja, castidade (seja
associado ou monge celibatário)
3. Praticar obediência aos líderes do templo.
4. Participar dos programas espirituais e aulas.
5. Idealmente ter demonstrado seriedade no processo por uns 6
meses prévios a ir morar no templo. Guru Maharaj foi aceito como
membro interno, no seu primeiro dia de visita no templo, ou seja, se uma pessoa
é muito, muito especial, o presidente pode estudar a ideia de fazer a exceção,
e recebê-lo.
6. Participar consideravelmente nos serviços internos e ishta
goshtis.
7. Participar da coleta para o templo.
8. Seguir a etiqueta Vaishnava e o Regulamento do templo.
9. Ter disposição serviçal para atender às necessidades do
templo.
10. Ter bons relacionamentos com os membros da comunidade.
Requisitos do templo em relação aos residentes:
-Às vezes aceitamos presentear a alguns amigos com o “período
do encantamento”, período de um mês em que não exigimos muita coisa
da pessoa, para que assim possa se encantar com a prasada, kirtans, filosofia,
amizade, serviço espontâneo, etc.... No entanto, depois de um mês
devemos explicar a necessidade de que devemos começar a praticar mais
intensamente as disciplinas (sadhana) e serviços comprometidos, para assim
continuar avançando, sentindo o néctar da vida espiritual e ajudar na
manutenção do templo.
-Neste templo, não podem viver mais de 20 pessoas, para
assim manter a funcionalidade e saúde mental.
Quando eu
perguntei uma dica de como organizar efetivamente uma comunidade a Purushatraya
Swami, ele respondeu: ”Para manter bem administrada uma comunidade, não tem que
haver mais de 15 devotos”. Então a forma de expandir é abrindo novos templos, o
que exige formar novos líderes.
-Um
templo, na realidade, é um devoto que sabe dar abrigo aos outros, isso é um
templo móvel, esse devoto controla sua mente e seus sentidos, ou
seja é um yogi, é um servo fiel de Krishna, e é um instrumento do amor de seu
Guru e Krishna. Por isso, se há o interesse de abrir templos novos, se precisa
formar líderes novos.
-Os líderes
devem dedicar tempo a educar os devotos iniciantes, com aulas de
filosofia, etiqueta e serviço prático (por exemplo: lhes ensinar a fazer
Sankirtan), ou pelo menos organizar o templo de maneira tal que haja líderes de
bhaktas encarregados disso, formação de líderes.
-Os líderes
nunca devem negar a solicitação de ajuda, nunca deixar de ser
misericordiosos, mas da maneira que esteja dentro de nosso alcance. No caso
de não ter a capacidade de receber pessoas, encaminhá-las a outros templos ou
lhes oferecer a possibilidade de visitar nosso templo, participar dos
programas, fazer serviço e tomar prashadam.
-Deve-se
oferecer um mínimo de comodidade e ordem para os internos, para que
queiram se manter no seu serviço devocional.
-O templo
não deve se projetar só a coletar para pagar as contas, pois isso é muito
limitante. Ao invés disso, devemos coletar para projetar o crescimento da
missão, poupando lakshmi para projetos como a construção do novo templo de
Juquitiba ou a compra de uma sede própria em São Paulo.
Pessoas com que se deve ter cuidado:
Guru Maharaj, ao observar devotos novos e muitas adversidades com
que se tem de lidar, indicou que no templo de São Paulo fôssemos seletivos em
relação a quem mora no templo
1. Deve-se evitar gente com problemas psicológicos graves,
como bipolaridade grave ou depressão grave com sintomas de tendência a suicídio
ou pessoas muito sensíveis e maníacas, pois às vezes, por terem uma experiência
muito austera e intensa se perturbam, se desanimam e se afastam mais.
2. Deve-se evitar gente com muitos anarthas com drogas.
(Quando Guru Maharaj viu a Maria Betânia, ele disse: ”não permitam
que ela entre no templo, pois ela é portadora de drogas e pode prejudicar o
templo, só ajudem ela se se deixa ajudar e larga as drogas”
3. Evitem gente que critique nossos Gurus diretamente ou
indiretamente (sutilmente), eles são a pior associação, já que prejudicam nossa
fé com suas contaminações.
4 Evitem gente que não está identificada com o ideal do templo,
servir integralmente ao templo.
5 Evitem gente preguiçosa, que só quer se pendurar no
templo como uma forma fácil de ter um lugar para comer, dormir e desfrutar do
Brasil facilmente.
6. Pessoas com anarthas fortes de roubar.
7. Pessoas que não respeitam a etiqueta de castidade entre
homens e mulheres, e queiram seduzir descaradamente e incomodar as monjas(es).
8. Gente manhosa, que querem fazer só o que eles querem e
a quem não se pode dizer nem pedir nada.
9. Gente que quer usar o templo como hospedaria para apoiar
e fazer seus projetos pessoais de estudos, coleta ou desfrute.
Conceitos errados que se devem evitar e corrigir:
1.Tem gente que quando vê muita compreensão e bondade pensam
“aqui posso fazer só o que eu quiser”. Ao invés disso temos de deixar claro
que aqui só podem ficar aqueles que vão atender as necessidades e praticar vida
espiritual seriamente.
2. “Se eu sou líder, prefiro não cobrar aos demais, já que se
faço isso eles vão me cobrar” ou “não vou exigir a fulano de tal porque
tem outros devotos que eu também não lhes exijo, então não posso ser parcial”.
Ao invés disso, devemos nos exigir a nós mesmos e exigir a todos
imparcialmente.
Chanakya Pandit explica que o pai que é condescendente é um mau
pai e o pai que é exigente, na medida que é mais exigente, nessa medida
é melhor pai.
- Algumas pessoas acham que o templo tem a obrigação de receber a
qualquer pessoa que precisa de moradia, mas não é assim, devem-se considerar
todos os pontos previamente mencionados. Antigamente não havia muitos devotos
no Brasil, então aceitávamos praticamente qualquer devoto com a ideia de somar
ao número de devotos. No entanto, agora não temos capacidade de receber mais
gente, portanto devemos seguir a indicação de Guru Maharaj de ser seletivos, e
formar líderes para abrir novos templos que possam representar o grande coração
amoroso que tem nossos Gurudevas.
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