sábado, 1 de agosto de 2015

Critérios para receber novos moradores no templo


Critérios para receber novos
moradores no templo

(Esse material é de uso interno, não deve ser divulgado a visitantes 
por se tratar de assuntos internos da administração de templos)
Abril 2013

Gurudeva Atulananda, em sua conferência “O mestre espiritual”, disse: “Srila Prabhupada nos deu tudo, nos deu casa, roupa, comida, trabalho, educação, etc...”. Gurudeva explica que essa é a generosidade característica dos grandes Vaishnavas, e compreendendo isto, torna-se um grande desafio ser um representante do Guru e da sucessão discipular, Mestres que renunciaram a tudo só para serem generosos com os demais, dando-lhes consciência de Krishna. Por isso devemos dar o máximo que pudermos, aceitar nossas limitações, e trabalhar com elas de maneira tal a expandir cada vez mais nossa capacidade de servir e amar.

A melhor forma de evitar gente desfavorável e desvios é tendo um templo bem organizado com um sistema definido de trabalho e sadhana intenso onde realmente ficam só aqueles que têm o sincero desejo de servir. Por exemplo, no templo de Santiago, depois do desjejum, na hora de fazer serviço, há os devotos que atendem o Govinda’s, e todos os outros saem a Sankirtan. Esse é o panorama de muitos templos da Missão Vrinda. Para isso acontecer, o comandante ou presidente tem de lembrar diariamente a todos para que se realize o serviço e no final do dia perguntar amavelmente a cada um se fizeram seu serviço bem.

Considerações e limitações:
-Este templo está em São Paulo, que é uma das cidades mais caras do mundo.
-Este templo tem gastos elevados, 8000 reais mensais.
-Este templo demanda muito trabalho, já que é um templo de pregação, que recebe muitos visitantes.
-A única forma de manter ou expandir o templo é mantendo a RELIGIOSIDADE, isto nos dá o segundo elemento importante para manter o templo: entusiasmo de servir.
(Quando fizemos a proposta a Guru Maharaj de abrir um templo novo que seja um Centro Cultural, ele disse: “Não, eu não quero um novo centro cultural, eu quero um novo brahmachary ashram”, então eu compreendi que a única forma de expandir é com muita religiosidade, se não, os devotos caem em Maya e deixam seus serviços). Os devotos devem compreender que a única forma de fazer acontecer os projetos é se tornando fortes, e a força vem da religiosidade.
-Outra coisa que nos restringe a oferecer mais abrigo a mais gente, é a falta de mais líderes que se dediquem a cuidar e formar novos praticantes. Esta falta de mais líderes experientes é própria de uma Missão nova como a nossa (9 anos), diferentemente do Chile e da Colômbia, que tem 28 anos de idade, por isso deve-se ter muita paciência e determinação em seguir avançando gradualmente.
~A conta da água sobe de preço à medida que se gasta mais, depois de uma quantidade de litros o preço por litro sobe, e se há mais consumo ainda depois de outra quantidade o valor por litro sobe mais ainda, é por isso que atualmente temos contas de água de mais de 1000 reais, isso é por ter muita gente no templo e por não resolver os vazamentos.

Conclusão:
Já que o templo é tão caro e difícil de manter, devemos aceitar como residentes só devotos que têm demonstrado que podem ajudar consideravelmente e em tempo integral (brahmacarys de coração, independentemente sejam celibatários ou casados), e não podemos ajudar dando moradia a mais devotos que precisam estudar e realizar necessidades pessoais.

-Requisitos do residente:
A pessoa que queira viver no templo tem de:
1. Estar intregado completamente ao projeto (ou seja, não ter projetos pessoais de coleta e estudo) e  querer servir a nossos Gurudevas. Os devotos que já moram no templo e estudam não tem problema, mas não podemos receber mais devotos que não estejam 100% dedicados às necessidades do templo. Caso haja algum devoto que, mesmo estudando, ajuda consideravelmente, se pode estudar fazer a exceção de aceitá-lo como membro interno.
2. Tem de praticar brahmacarya, ou seja, castidade (seja associado ou monge celibatário)
3. Praticar obediência aos líderes do templo.
4. Participar dos programas espirituais e aulas.
5. Idealmente ter demonstrado seriedade no processo por uns 6 meses prévios a ir morar no templo.  Guru Maharaj foi aceito como membro interno, no seu primeiro dia de visita no templo, ou seja, se uma pessoa é muito, muito especial, o presidente pode estudar a ideia de fazer a exceção, e recebê-lo.
6. Participar consideravelmente nos serviços internos e ishta goshtis.
7. Participar da coleta para o templo.
8. Seguir a etiqueta Vaishnava e o Regulamento do templo.
9. Ter disposição serviçal para atender às necessidades do templo.
10. Ter bons relacionamentos com os membros da comunidade.

Requisitos do templo em relação aos residentes:
-Às vezes aceitamos presentear a alguns amigos com o “período do encantamento”, período de um mês  em que não exigimos muita coisa da pessoa, para que assim possa se encantar com a prasada, kirtans, filosofia, amizade, serviço espontâneo, etc.... No entanto, depois de um mês devemos explicar a necessidade de que devemos começar a praticar mais intensamente as disciplinas (sadhana) e serviços comprometidos, para assim continuar avançando, sentindo o néctar da vida espiritual e ajudar na manutenção do templo.
-Neste templo, não podem viver mais de 20 pessoas, para assim manter a funcionalidade e saúde mental.
Quando eu perguntei uma dica de como organizar efetivamente uma comunidade a Purushatraya Swami, ele respondeu: ”Para manter bem administrada uma comunidade, não tem que haver mais de 15 devotos”. Então a forma de expandir é abrindo novos templos, o que exige formar novos líderes.
-Um templo, na realidade, é um devoto que sabe dar abrigo aos outros, isso é um templo móvel, esse devoto controla sua mente e  seus sentidos, ou seja é um yogi, é um servo fiel de Krishna, e é um instrumento do amor de seu Guru e Krishna. Por isso, se há o interesse de abrir templos novos, se precisa formar líderes novos.
-Os líderes devem dedicar tempo a educar os devotos iniciantes, com aulas de filosofia, etiqueta e serviço prático (por exemplo: lhes ensinar a fazer Sankirtan), ou pelo menos organizar o templo de maneira tal que haja líderes de bhaktas encarregados disso, formação de líderes.
-Os líderes nunca devem negar a solicitação de ajuda, nunca deixar de ser misericordiosos, mas da maneira que esteja dentro de nosso alcance. No caso de não ter a capacidade de receber pessoas, encaminhá-las a outros templos ou lhes oferecer a possibilidade de visitar nosso templo, participar dos programas, fazer serviço e tomar prashadam.
-Deve-se oferecer um mínimo de comodidade e ordem para os internos, para que queiram se manter no seu serviço devocional.
-O templo não deve se projetar só a coletar para pagar as contas, pois isso é muito limitante. Ao invés disso, devemos coletar para projetar o crescimento da missão, poupando lakshmi para projetos como a construção do novo templo de Juquitiba ou a compra de uma sede própria em São Paulo.

Pessoas com que se deve ter cuidado:
Guru Maharaj, ao observar devotos novos e muitas adversidades com que se tem de lidar, indicou que no templo de São Paulo fôssemos seletivos em relação a quem mora no templo
1. Deve-se evitar gente com problemas psicológicos graves, como bipolaridade grave ou depressão grave com sintomas de tendência a suicídio ou pessoas muito sensíveis e maníacas, pois às vezes, por terem uma experiência muito austera e intensa se perturbam, se desanimam e se afastam mais.
2. Deve-se evitar gente com muitos anarthas com drogas.
(Quando Guru Maharaj viu a Maria Betânia, ele disse: ”não permitam que ela entre no templo, pois ela é portadora de drogas e pode prejudicar o templo, só ajudem ela se se deixa ajudar e larga as drogas”
3. Evitem gente que critique nossos Gurus diretamente ou indiretamente (sutilmente), eles são a pior associação, já que prejudicam nossa fé com suas contaminações.
4 Evitem gente que não está identificada com o ideal do templo, servir integralmente ao templo.
5 Evitem gente preguiçosa, que só quer se pendurar no templo como uma forma fácil de ter um lugar para comer, dormir e desfrutar do Brasil facilmente.
6. Pessoas com anarthas fortes de roubar.
7. Pessoas que não respeitam a etiqueta de castidade entre homens e mulheres, e queiram seduzir descaradamente e incomodar as monjas(es).
8. Gente manhosa, que querem fazer só o que eles querem e a quem não se pode dizer nem pedir nada.
9. Gente que quer usar o templo como hospedaria para apoiar e fazer seus projetos pessoais de estudos, coleta ou desfrute.
Conceitos errados que se devem evitar e corrigir:
1.Tem gente que quando vê muita compreensão e bondade pensam “aqui posso fazer só o que eu quiser”. Ao invés disso temos de deixar claro que aqui só podem ficar aqueles que vão atender as necessidades e praticar vida espiritual seriamente.

2. “Se eu sou líder, prefiro não cobrar aos demais, já que se faço isso eles vão me cobrar” ou “não vou exigir a fulano de tal porque tem outros devotos que eu também não lhes exijo, então não posso ser parcial”. Ao invés disso, devemos nos exigir a nós mesmos e exigir a todos imparcialmente.
Chanakya Pandit explica que o pai que é condescendente é um mau pai e o pai que é exigente, na medida que é mais exigente, nessa medida é melhor pai.

- Algumas pessoas acham que o templo tem a obrigação de receber a qualquer pessoa que precisa de moradia, mas não é assim, devem-se considerar todos os pontos previamente mencionados. Antigamente não havia muitos devotos no Brasil, então aceitávamos praticamente qualquer devoto com a ideia de somar ao número de devotos. No entanto, agora não temos capacidade de receber mais gente, portanto devemos seguir a indicação de Guru Maharaj de ser seletivos, e formar líderes para abrir novos templos que possam representar o grande coração amoroso que tem nossos Gurudevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário