sábado, 1 de agosto de 2015

Critérios para São Paulo Mandir


Critérios para São Paulo Mandir
Por BV. Mangala Swami
Setembro de 2011

(Muitas destas áreas tem um manual específico, o primeiro critério é seguir estes manuais)

A- Fazer as coisas de coração (identificar-se com o serviço)
Guru Maharaja disse: “Se uma pessoa se identifica com seu serviço, além de valer a pena, vai ser um serviço de  primeira classe e se não podemos trabalhar para o fim que almejamos, isso nos desmotivará”. Portanto devemos fazer os serviços dando o melhor de nós, com nosso coração cheio de boa vontade, fazendo as coisas carinho e concentração colocando toda nossa atenção.  Para isto deve-se evitar fazer serviços pensando no facebook, em músicas karmi, falando prajalpas ou de jeito preguiçoso.
B- Sankirtan
(Quando tem 15 devotos internos aproximadamente)
* Devoto Sankirtaneiro sai de segunda a sexta
* Devoto que tem bastante serviço interno, tem que sair 3 vezes a sankirtan ou fazer uma atividade que colete similarmente (exemplo: yoga, lanchonete, marmita, etc...)
* Devoto administrador (ou seja tesoureiro, presidente, comandante, etc..) sai 2 vezes a Sankirtan
* Se tem menos de 10 devotos podem sair menos vezes se realmente é necessário para atender os departamentos que coletam dentro do templo.
* Sempre entusiasmar o Sankirtan e nunca deixar de incentivar o Sankirtan
*O mínimo de tempo fazendo Sankirtan é 4 horas, GM disse que um Sankirtanero deveria sair 7 horas a Sankirtan e ele na sua juventude saia 14 horas a Sankirtan. GM disse que um brahmacari deveria trabalhar como se tivesse 7 filhos.

C - Recepção e Loja
-Idealmente ter sempre alguém na recepção, caso não haja tantos devotos então viabilizar no mínimo recepcionistas nos horários da Academia Vaishnava e do Refeitório. Escolher sempre bons recepcionistas: que coloquem uma real intenção de querer fazer o serviço com boa energia, coração, entrega, dedicação e concentração.
- Facilitar ao recepcionista que venda os produtos da loja e do Seva.
-Não perder nenhuma oportunidade de coletar para a sustentabilidade do Templo.
- Ter sempre prasadam para vender numa vitrine na recepção.
- Nunca desatender um visitante.  Diz-se que visitante que chega e não foi convidado é Krishna e o visitante que chega por ter sido convidado é Vishnu ou seja devemos atender essas visitas com muita importância.
- Conquistar o coração das pessoas com atenção de maneira que a pessoa sinta que estávamos esperando por ela, com atenção integral.

D - Ordem e Limpeza
- Fazer faxina geral no sábado no período da manhã
- Todo mundo deve participar da limpeza e ordem no mínimo por ½ hora, idealmente no período da manhã, logo após o café da manhã, de maneira que o templo esteja limpo e organizado antes das 9h30 para facilitar o desenvolvimento das outras atividades tais como sankirtan, projetos, produção, administração, yoga, etc.

E - Refeitório
- Manter qualidade e constancia.
- Dar um atendimento perfeito para que as pessoas sempre queiram voltar
- Ter uma lista com as necessidades (check list): mesas limpas e ordenadas, toalhas, papel higiênico, marmitas, cozinha limpa, espaços limpos sem pratos de prasada no caminho, preparações prontas pontualmente, não demorar no atendimento, usar roupas com bom aspecto, etc...

F - Eventos
2 eventos bons para coletar por mês
- Divulgar muito e sensacionalizar.
- Organizar tudo de maneira que as pessoas fiquem encantadas e queiram voltar
- Nestes eventos ter preparada a loja, banca do Seva e a Lanchonete para um rendimento eficaz, com boa quantidade de produtores e vendedores responsáveis.
- Promotor: promove todos os serviços e produtos do templo: Tour Inbound, Academia Vaishnava,Yoga Inbound, Refeitorio, Lanchonete, Loja, etc..
- Registrar emails

G- Atenção a deidade
- Este serviço é o mais importante, se o altar está limpo, servindo com carinho, pontual e lindo, então o templo todo estará em harmonia.

Ser pontuais no seguinte horário:
*Mangala Arati: 5h
*Govinda Arati entre 8h e 8h30 (após o término da aula)
*Bhoga Arati (para oferecer a prasada do Refeitorio e para não ter kirtan durante o horário do Refeitorio): 11h30
*Sundar Arati: 19h

H - Ishta Goshtis (6)
-Fazer todo domingo de manhã a reunião semanal dos serviços internos e do Festival de Domingo.
- Se necessário, ocupar o horário do desjejum de qualquer dia para tratar outros assuntos
- Fazer todo sábado de manhã  no horário do desjejum reunião semanal dos projetos, assuntos gerais
- Fazer todo primero sábado de cada mês uma reunião mensal geral com o intuito de convidar devotos e amigos externos e conectá-los com serviços, para este dia é importante cozinhar algo gostoso. Nesta reunião todos os projetos que administram Lakshmi devem apresentar contabilidade.
- Cada departamento ou projeto deve fazer reuniões internas para resolver os detalhes. (mínimo uma vez por mês)
- Fazer reunião da Junta Diretiva sempre que for necessário.
- Reunião Anual, Revisando as atividades pasadas e projetando o calendário do proximo ano.
- Reunião de Evento, são necesárias 2 reuniões uma com muito tempo de antecedência passando a ideia geral e outra 4 dias antes de um evento fazer uma reunião para estimular a concentração no evento a todos os devotos e distribuir serviços

I- Manutenção e Estética do Templo:
- Educar os devotos a não colocar adesivos ou fazer desenhos em qualquer lugar (coisa de mau gosto)
- Respeitar critério estético:
1- Recepção e templo com quadros devocionais
2- Corredor do segundo andar com quadros de Arte Consciente
3- Lanchonete com parafernália da Revolução da Colher.
- Não decorar com qualquer coisa a fachada e nunca pendurar roupa na varanda.
- Guru Maharaj uma vez citou o critério chinês:
* O que se usa todos os dias, deixar acessível e visível.
* O que se usa semanalmente deixar relativamente acessível e escondido da visão
* O que se usa uma vez ao ano guardar bem guardado de maneira que não atrapalhe.
- Dessa maneira a ideia é ter uma estética limpa sem uma saturação de coisas, ao contrário poucas coisas, ou seja deixar a mão só as coisas que vamos a usar durante o dia. Deixar todas as superfícies limpas sem praticamente nenhum objeto. Assim se estimulará uma mentalidade saudável e tranquila.
-Cada mês tirar tranqueira e educar os devotos a não trazer mais tranqueira.

Apresentação dos devotos:
- Usar roupa devocional,  arrumada e limpa com opção de usar chinelos
- Ou roupa comum, formal sem vermudas ou chinelos.
- Não usar roupas sedutoras, apertadas ou curtas.
- Os devotos devem idealmente raspar a barba.

Yoga Monasterio
- Nosso Gurudeva estabeleceu o seguinte critério: considerando que as vezes os devotos vão descansar tarde por conta da pregação ou serviço, podem opcionalmente ir ao mangala arati, no entanto devem assistir a aula da manhã.
- Sair a Harinam no mínimo 1 vez por semana.
- Pela graça de Srila Prabhupada podemos alcançar a autorrealização cantando todo dia no mínimo 16 voltas de japa, esta é uma misericórdia de Prabhupada pois o padrão que deu Sri Caitanya é 64 voltas de japa, caso o devoto tenha muito serviço sem ter tempo nem para comer nem dormir então pode cantar pelo menos 4 japas, num caso exepcional.
- Deve-se cantar diariamente os 3 gayatri. Caso o devoto não consiga parar para cantar o mantra durante o dia pode cantar os 3 gayatris de manhã.

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