Critérios para São Paulo Mandir
Por BV. Mangala
Swami
Setembro de
2011
(Muitas destas áreas tem um manual específico, o primeiro critério é seguir estes manuais)
A- Fazer as coisas de coração (identificar-se com o serviço)
Guru Maharaja disse: “Se uma pessoa se identifica com seu serviço, além de valer a pena, vai ser um serviço de primeira classe e se não podemos trabalhar para o fim que almejamos, isso nos desmotivará”. Portanto devemos fazer os serviços dando o melhor de nós, com nosso coração cheio de boa vontade, fazendo as coisas carinho e concentração colocando toda nossa atenção. Para isto deve-se evitar fazer serviços pensando no facebook, em músicas karmi, falando prajalpas ou de jeito preguiçoso.
B- Sankirtan
(Quando tem 15 devotos internos aproximadamente)
* Devoto Sankirtaneiro sai de segunda a sexta
* Devoto que tem bastante serviço interno, tem
que sair 3 vezes a sankirtan ou fazer uma atividade que colete similarmente
(exemplo: yoga, lanchonete, marmita, etc...)
* Devoto administrador (ou seja tesoureiro,
presidente, comandante, etc..) sai 2 vezes a Sankirtan
* Se tem menos de 10 devotos podem sair menos
vezes se realmente é necessário para atender os departamentos que coletam
dentro do templo.
* Sempre entusiasmar o Sankirtan e nunca deixar
de incentivar o Sankirtan
*O mínimo de tempo fazendo Sankirtan é 4 horas,
GM disse que um Sankirtanero deveria sair 7 horas a Sankirtan e ele na sua
juventude saia 14 horas a Sankirtan. GM disse que um brahmacari deveria
trabalhar como se tivesse 7 filhos.
C - Recepção e Loja
-Idealmente ter sempre alguém na recepção, caso
não haja tantos devotos então viabilizar no mínimo recepcionistas nos horários
da Academia Vaishnava e do Refeitório. Escolher sempre bons recepcionistas: que
coloquem uma real intenção de querer fazer o serviço com boa energia, coração,
entrega, dedicação e concentração.
- Facilitar ao recepcionista que venda os produtos
da loja e do Seva.
-Não perder nenhuma oportunidade de coletar para
a sustentabilidade do Templo.
- Ter sempre prasadam para vender numa vitrine
na recepção.
- Nunca desatender um visitante. Diz-se
que visitante que chega e não foi convidado é Krishna e o visitante que chega
por ter sido convidado é Vishnu ou seja devemos atender essas visitas com muita
importância.
- Conquistar o coração das pessoas com atenção
de maneira que a pessoa sinta que estávamos esperando por ela, com atenção
integral.
D - Ordem e Limpeza
- Fazer faxina geral no sábado no período da
manhã
- Todo mundo deve participar
da limpeza e ordem no mínimo por ½ hora, idealmente no período da manhã,
logo após o café da manhã, de maneira que o templo esteja limpo e organizado
antes das 9h30 para facilitar o desenvolvimento das outras atividades tais como
sankirtan, projetos, produção, administração, yoga, etc.
E - Refeitório
- Manter qualidade e constancia.
- Dar um atendimento perfeito para que as
pessoas sempre queiram voltar
- Ter uma lista com as necessidades (check
list): mesas limpas e ordenadas, toalhas, papel higiênico, marmitas, cozinha
limpa, espaços limpos sem pratos de prasada no caminho, preparações prontas
pontualmente, não demorar no atendimento, usar roupas com bom aspecto, etc...
F - Eventos
2 eventos bons para coletar por mês
- Divulgar muito e sensacionalizar.
- Organizar tudo de maneira que as pessoas
fiquem encantadas e queiram voltar
- Nestes eventos ter preparada a loja, banca do
Seva e a Lanchonete para um rendimento eficaz, com boa quantidade de produtores
e vendedores responsáveis.
- Promotor: promove todos os serviços e produtos
do templo: Tour Inbound, Academia Vaishnava,Yoga Inbound, Refeitorio,
Lanchonete, Loja, etc..
- Registrar emails
G- Atenção a deidade
- Este serviço é o mais
importante, se o altar está limpo, servindo com carinho, pontual e lindo, então
o templo todo estará em harmonia.
Ser pontuais no seguinte horário:
*Mangala Arati: 5h
*Govinda Arati entre 8h e 8h30
(após o término da aula)
*Bhoga Arati (para oferecer a
prasada do Refeitorio e para não ter kirtan durante o horário do Refeitorio):
11h30
*Sundar Arati: 19h
H - Ishta Goshtis (6)
-Fazer todo domingo de manhã a reunião semanal dos serviços internos e do Festival de Domingo.
- Se necessário, ocupar o
horário do desjejum de qualquer dia para tratar outros assuntos
- Fazer todo sábado de manhã
no horário do desjejum reunião semanal dos projetos, assuntos gerais
- Fazer todo primero sábado de
cada mês uma reunião mensal geral com o intuito de convidar devotos e amigos externos e
conectá-los com serviços, para este dia é importante cozinhar algo gostoso.
Nesta reunião todos os projetos que administram Lakshmi devem apresentar
contabilidade.
- Cada departamento ou projeto
deve fazer reuniões
internas para resolver os detalhes.
(mínimo uma vez por mês)
- Fazer reunião da Junta Diretiva sempre que for necessário.
- Reunião Anual, Revisando as atividades pasadas e projetando o calendário
do proximo ano.
- Reunião de Evento, são necesárias 2 reuniões uma com muito tempo de antecedência
passando a ideia geral e outra 4 dias antes de um evento fazer uma reunião para
estimular a concentração no evento a todos os devotos e distribuir serviços
I- Manutenção e Estética do
Templo:
- Educar os devotos a não
colocar adesivos ou fazer desenhos em qualquer lugar (coisa de mau gosto)
- Respeitar critério estético:
1- Recepção e templo com quadros devocionais
2- Corredor do segundo andar com quadros de Arte
Consciente
3- Lanchonete com parafernália da Revolução da
Colher.
- Não decorar com qualquer coisa a fachada e
nunca pendurar roupa na varanda.
- Guru Maharaj uma vez citou o critério chinês:
* O que se usa todos os dias, deixar acessível e
visível.
* O que se usa semanalmente deixar relativamente
acessível e escondido da visão
* O que se usa uma vez ao ano guardar bem
guardado de maneira que não atrapalhe.
- Dessa maneira a ideia é ter uma estética limpa
sem uma saturação de coisas, ao contrário poucas coisas, ou seja deixar a mão
só as coisas que vamos a usar durante o dia. Deixar todas as superfícies limpas
sem praticamente nenhum objeto. Assim se estimulará uma mentalidade saudável e tranquila.
-Cada mês tirar tranqueira e educar os devotos a
não trazer mais tranqueira.
Apresentação dos devotos:
- Usar roupa devocional, arrumada e limpa
com opção de usar chinelos
- Ou roupa comum, formal sem vermudas ou
chinelos.
- Não usar roupas sedutoras, apertadas ou
curtas.
- Os devotos devem idealmente raspar a barba.
Yoga Monasterio
- Nosso Gurudeva estabeleceu o
seguinte critério: considerando que as vezes os devotos vão descansar tarde por
conta da pregação ou serviço, podem opcionalmente ir ao mangala arati, no
entanto devem assistir a aula da manhã.
- Sair a Harinam no mínimo 1
vez por semana.
- Pela graça de Srila
Prabhupada podemos alcançar a autorrealização cantando todo dia no mínimo 16
voltas de japa, esta é uma misericórdia de Prabhupada pois o padrão que deu Sri
Caitanya é 64 voltas de japa, caso o devoto tenha muito serviço sem ter tempo
nem para comer nem dormir então pode cantar pelo menos 4 japas, num caso exepcional.
- Deve-se cantar diariamente os 3 gayatri. Caso
o devoto não consiga parar para cantar o mantra durante o dia pode cantar os 3
gayatris de manhã.
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