sábado, 1 de agosto de 2015

Manual da Recepção // 2011

 
Família VRINDA Brasil              São Paulo Mandir                   27 de maio de 2011
Manual da recepção
“Como receber bem os amigos de Krishna”
Krishna é o Todo Atrativo, ninguém resiste a sua atração – é irresistível. Em algum momento todos vão se encantar pela sua beleza e por seus maravilhosos serventes, os devotos. Por isso todos os amigos e convidados devem ser muito bem recebidos quando estão dispostos a conhecer Krishna. Guru Maharaj diz que Sankirtan é conectar as pessoas com o Senhor Supremo, portanto o(a) recepcionista é um ótimo Sankirtaneiro que têm como serviço conquistar o coração das pessoas e ser um bom amigo.
Esse guia tem a função de apresentar diretrizes simples sobre como realizar bem besse serviço tão maravilhoso que é receber os amigos de Krishna.

A. Preparando a recepção
Receber bem alguém significa ser atencioso, manter uma conversa agradável num ambiente tranquilo e encantador. A recepção debe estar sempre limpa e organizada. O móvel roxo deve estar ordenado (sem objetos pessoais ou artigos que não pertencem a recepção). Mantenha sempre caneta e papel para anotar os contatos e outras informações dos visitantes. Como foi indicado por BV. Mangala Swami, esse espaço debe ser decorado com quadros devocionais e agradáveis (para os visitantes a visão do Sr. Nrsimhah ou dos passatempos amorosos de Radha e Krishna podem causar estranhamento ou mal entendidos, por isso é melhor evitar colocar esses quadros na recepção).
B. O(A) Recepcionista
Uma das principais qualidades de um devoto é a limpeza, interna e externa. Ao lidar com pessoas é muito importante ter uma boa apresentação, em Kali Yuga isso é muito valorizado. O(A) recepcionista deve estar bem vestido (é preciso ter sensibilidade para se adequar a diferentes circunstâncias: nas ativdades da Revolução da Colher não é necessário roupa devocional, mas no Festival de Domingo sim), com as mãos e pés limpos, cabelos arrumados e ter a mente tranquila.
Essa pessoa que recebe os amigos de Krishna é muito importante pois apresentarea a Consciência de Krishna, a Família Vrinda e nossos Gurudevas aos novos amigos, é um serviço muito importante. Nunca se esqueça como você foi recebido quando chegou ao templo, os devotos são atenciosos, bons ouvintes e amigos. O(A) recepcionista deve ser a pessoa mais bem inforamada do templo. No blog vrindabr.blogspot.com são divulgados todas as atividades.


C. Atendendo os amigos de Krishna
Mais importante que falar é escutar. As pessoas sao carentes e precisam  ser ouvidas. Além disso, ao escutar e conhecer o visitante é mais fácil saber que projeto de Guru Maharaj pode lhe encantar ou como Krishna pode facilmente lhe roubar o coração. O(A) recepcionista pode incentivar que os convidados participem de outras atividades do VRINDA e favorerecer a coleta do templo promocionando a Lanchonete, Loja Indiana e SEVA.
Guru Maharaj idealizou muitos projetos que agradam a todos os tipos de pessoas e todas as buscas espirituais. O recepcionista deve apresentar rapidamente o VRINDA, os projetos principais e encaminar a conversa para algo que interesse a pessoa. Por exemplo: o Centro Cultural Vrinda é uma ONG, organização não governamental sem fins lucrativos com o intuito de elevar a consciência humana e melhorar todo o planeta. Para isso temos muitos projetos: Yoga Inbound, Alimentação Consciente, Academia Vaishnava, Revolução da Colher, Casa da Sabedoria, Oida Terapia e etc.

D.    Projetos e perfis
Yoga Inbound






Pessoas interessadas em Yoga e meditação. É importante impulsionar o Yoga porque é a base de coleta do templo. Para marcar aulas experimentais do Yoga é necessário perguntar: nome, idade, se já praticou Yoga (caso tenha experiência o instrutor mais indicado é o p. Dhira, se for iniciante encaminhar `a m. Satyam), se tem algum problema de saúde (desvios na coluna, problemas no coração) e outras que o recepcionista julgar necessárias. Facilita ter um papel com os horários e instrutores disponíveis para o Yoga afixado no pequeno mural que existe no móvel da recepção – tenha certeza de que os horários estão corretos pois eles mudam com frequência. Em especial para o Yoga é interessante ter uma garrafa térmica com um chá saboroso sempre nos horários de saída e entrada já que isso torna o ambiente mais agradável.
Estamos organizando o Tour Inbound Índia para outubro, mais informações com m. Syama.
Qualquer dúvida pergunte para: p. Dhira Krishna e m. Satyam

Alimentação Consciente
Pessoas interessadas em alimentacao saudável. Inclui a Padaria e também alimentação para eventos. Existem amigos que encomendam pratos congelados (além do Refeitório) como quiches ou bolos além de preparações para Festas. Fazemos sob encomenda com opções veganas também. Temos oferecemos Kombucha, pães integrais, pólen, cavacas, bolinhas Hari Bol e muitos outros produtos.
Qualquer dúvida pergunte para: m. Syama, p. Audharya (Kombucha e pólen) e m. Mantra (cavacas, bolinhas Hari Bol e outros doces)

Revolução da Colher
Pessoas interessadas em ativismo, vegetarianismo ou veganismo, agroconsciência, artivismo  e etc. Convidar para a SEXTA OK que acontece sempre as 19h. A programação fixa é: Filme Consciente, Oficina de Culinária Vegetariana, Jantar Amigável e Oficina de Arte Reciclada.
Os OKIS também fazem parte desse projeto e podem ser distribuídos massivamente (há muitos no armário da recepção a direita). Guru Maharaj que nenhum visitante debe sair do templo sem pelo menos levar um OKI (são colecionáveis).
A Revolução da Colher tem muitas ferramentas de divulgação como o Passaporte, Golden Pages, mesas de exposição em eventos e etc. Esse projeto é bastante dinâmico e todas as novidades são postadas no blog: revolucaodacolher.blogspot.com. Todas as atividades são gratuitas. A Revolução da Colher busca voluntários para fazer traduções, manter blogs, escrever artigos e participar de todas as atividades.
Qualquer dúvida pergunte para: m. Amrta, p. Goura, p. Ramsés

Academia Vaisnava

Pessoas interessadas na Cultura Védica em geral. Cursos de Filosofia, música e dança indiana. É importante incentivar as palestras que são dadas diariamente as 19h e no caso de um amigo mais conectado pode convidá-lo para participar da Escola Iniciática. Os Cursos de Culinária e consultas de Astrologia Védica também fazem parte da Academia Vaisnava. Algumas atividades são gratuitas e outras são pagas.
Qualquer dúvida pergunte para: m. Amrta, Mangala Swami, p. Bal Krishna (instrumentos indianos em geral) e Gourangi (Escola Iniciática)
Casa da Sabedoria
Pessoas interessadas em Ações Sociais. Por enquanto a principal atividade é a distribuição de alimentos as quintas por volta das 19h. Existem também um mailing específico do projeto (p. Radha Raman o administra). Também existe uma parceria com a Casa do Migrante, a Casa da Sabedoria oferece além dos Alimentos para a Alma, oficinas de agroconsciência e Yoga. Aceitamos doações de alimentos e roupas para distribuir na Praça da Sé (e para quem mais precise). Todas as atividades são gratuitas. Esse projeto busca voluntários para fazer traduções, manter blogs, escrever artigos e etc.
Qualquer dúvida pergunte para: m. Satyam e p. Radha Raman.

Oida Terapia
Pessoas interessadas em psicologia, terapias alternativas, buscadores da Verdade, religiosas e etc. Todo terceiro domingo do mês as 15h tem encontro de Oida Terapia e na terça subsequente as 19h tem a parte prática (terapia em grupo). A Oida Terapia está  sendo divulgada semanalmente em um jornal de Goiás. Todas as novidades são postadas no oidaterapiabrasil.blogspot.com. Existe uma expansão desse projeto, a Féducação que busca incrementar a educação formal com valores importantes como amor ao próximo, ecologia e etiqueta (falar “obrigado” e “desculpe”, por exemplo). Os dois projetos buscam voluntários para fazer traduções, manter blogs, escrever artigos e etc. Todas as atividades são gratuitas.
Qualquer dúvida pergunte para: m. Madhurya e p. Radha Madhava.

Festivais de Domingo ou Vaisnavas
Os devotos são reconhecidos internacionalmente pelos Festivais Indianos. Todos devem ser convidados para os Festivais de Domingo que começam as 17h30. A programação básica é: Bhajans (canto de mantras com instrumentos indianos), kirtan (meditação em grupo em mantras com instrumentos indianos), palestra sobre Filosofia/Cultura Védica (geralmente com BV. Mangala Swami) e Banquete Vegetariano. A entrada é gratuita e crianças também podem participar. O(A) recepcionista também debe convidar para os Festivais Vaisnavas (Janmastami, Giridhari Govardhan e etc) que acontecem de acordo com o Calendário Vaisnava.

D. Serviços do(a) recepcionista
·       Manter a recepção limpa, ordenada e funcional
·       Ter boa apresentação com roupas adequadas, cabelos arrumados e bom humor
·       Apresentar o VRINDA e os Projetos/Atividades aos visitantes
·       Estar bem informado de todos as atividades que acontecem no VRINDA (consultar vrindabr.blogspot.com e a responsável pela Comunicação, Gourangi dd)
·       Anotar contatos dos visitantes, digitar e enviar numa planilha do Excel para o responsável pelo Mailing do VRINDA (Gourangi dd). As informações necessárias são: nome, email, telefone, data de aniversário (opcional), áreas de interesse (projetos ou atividade – isso facilita muito a divulgação pois basta olhar se a pessoa se interessa pela Revolução da Colher ou Festivais Vaisnavas e ligar para convidá-las). É necessário sempre colocar vírgula no final de cada email (por exemplo vrindabr@ig.com.br,) para facilitar o serviço de quem administra o Mailing.

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