Manual da recepção
“Como receber bem os amigos de Krishna”
Krishna
é o Todo Atrativo, ninguém resiste a sua atração – é irresistível. Em algum
momento todos vão se encantar pela sua beleza e por seus maravilhosos
serventes, os devotos. Por isso todos os amigos e convidados devem ser muito
bem recebidos quando estão dispostos a conhecer Krishna. Guru Maharaj diz que
Sankirtan é conectar as pessoas com o Senhor Supremo, portanto o(a)
recepcionista é um ótimo Sankirtaneiro que têm como serviço conquistar o
coração das pessoas e ser um bom amigo.
Esse guia tem a função de apresentar diretrizes
simples sobre como realizar bem besse serviço tão maravilhoso que é receber os
amigos de Krishna.
A. Preparando a recepção
Receber
bem alguém significa ser atencioso, manter uma conversa agradável num ambiente
tranquilo e encantador. A recepção debe estar sempre limpa e organizada. O
móvel roxo deve estar ordenado (sem objetos pessoais ou artigos que não
pertencem a recepção). Mantenha sempre caneta e papel para anotar os contatos e
outras informações dos visitantes. Como foi indicado por BV. Mangala Swami,
esse espaço debe ser decorado com quadros devocionais e agradáveis (para os
visitantes a visão do Sr. Nrsimhah ou dos passatempos amorosos de Radha e
Krishna podem causar estranhamento ou mal entendidos, por isso é melhor evitar
colocar esses quadros na recepção).
B. O(A) Recepcionista
Uma das principais qualidades de
um devoto é a limpeza, interna e externa. Ao lidar com pessoas é muito importante
ter uma boa apresentação, em Kali Yuga isso é muito valorizado. O(A)
recepcionista deve estar bem vestido (é preciso ter sensibilidade para se
adequar a diferentes circunstâncias: nas ativdades da Revolução da Colher não é
necessário roupa devocional, mas no Festival de Domingo sim), com as mãos e pés
limpos, cabelos arrumados e ter a mente tranquila.
Essa pessoa que
recebe os amigos de Krishna é muito importante pois apresentarea a Consciência
de Krishna, a Família Vrinda e nossos Gurudevas aos novos amigos, é um serviço
muito importante. Nunca se esqueça como você foi recebido quando chegou ao
templo, os devotos são atenciosos, bons ouvintes e amigos. O(A) recepcionista
deve ser a pessoa mais bem inforamada do templo. No blog vrindabr.blogspot.com
são divulgados todas as atividades.
Mais
importante que falar é escutar. As pessoas sao carentes e precisam ser ouvidas. Além disso, ao escutar e
conhecer o visitante é mais fácil saber que projeto de Guru Maharaj pode lhe
encantar ou como Krishna pode facilmente lhe roubar o coração. O(A)
recepcionista pode incentivar que os convidados participem de outras atividades
do VRINDA e favorerecer a coleta do templo promocionando a Lanchonete, Loja
Indiana e SEVA.
Guru
Maharaj idealizou muitos projetos que agradam a todos os tipos de pessoas e
todas as buscas espirituais. O recepcionista deve apresentar rapidamente o VRINDA,
os projetos principais e encaminar a conversa para algo que interesse a pessoa.
Por exemplo: o Centro Cultural Vrinda é uma ONG, organização não governamental
sem fins lucrativos com o intuito de elevar a consciência humana e melhorar
todo o planeta. Para isso temos muitos projetos: Yoga Inbound, Alimentação
Consciente, Academia Vaishnava, Revolução da Colher, Casa da Sabedoria, Oida
Terapia e etc.
D. Projetos e perfis
Yoga Inbound
Estamos
organizando o Tour Inbound Índia para outubro, mais informações com m. Syama.
Qualquer dúvida pergunte para: p. Dhira
Krishna e m. Satyam
Alimentação Consciente
Pessoas
interessadas em alimentacao saudável. Inclui a Padaria e também alimentação
para eventos. Existem amigos que encomendam pratos congelados (além do
Refeitório) como quiches ou bolos além de preparações para Festas. Fazemos sob
encomenda com opções veganas também. Temos oferecemos Kombucha, pães integrais,
pólen, cavacas, bolinhas Hari Bol e muitos outros produtos.
Qualquer dúvida pergunte para: m. Syama,
p. Audharya (Kombucha e pólen) e m. Mantra (cavacas, bolinhas Hari Bol e outros
doces)
Revolução da Colher
Pessoas
interessadas em ativismo, vegetarianismo ou veganismo, agroconsciência,
artivismo e etc. Convidar para a
SEXTA OK que acontece sempre as 19h. A programação fixa é: Filme Consciente,
Oficina de Culinária Vegetariana, Jantar Amigável e Oficina de Arte Reciclada.
Os
OKIS também fazem parte desse projeto e podem ser distribuídos massivamente (há
muitos no armário da recepção a direita). Guru Maharaj que nenhum visitante
debe sair do templo sem pelo menos levar um OKI (são colecionáveis).
A
Revolução da Colher tem muitas ferramentas de divulgação como o Passaporte,
Golden Pages, mesas de exposição em eventos e etc. Esse projeto é bastante
dinâmico e todas as novidades são postadas no blog:
revolucaodacolher.blogspot.com. Todas as atividades são gratuitas. A Revolução
da Colher busca voluntários para
fazer traduções, manter blogs, escrever artigos e participar de todas as
atividades.
Qualquer dúvida
pergunte para: m. Amrta, p. Goura, p. Ramsés
Academia Vaisnava
Pessoas interessadas na Cultura Védica em geral. Cursos de Filosofia, música e dança indiana. É importante incentivar as palestras que são dadas diariamente as 19h e no caso de um amigo mais conectado pode convidá-lo para participar da Escola Iniciática. Os Cursos de Culinária e consultas de Astrologia Védica também fazem parte da Academia Vaisnava. Algumas atividades são gratuitas e outras são pagas.
Qualquer dúvida
pergunte para: m. Amrta, Mangala Swami, p. Bal Krishna (instrumentos indianos
em geral) e Gourangi (Escola Iniciática)
Casa da Sabedoria
Pessoas
interessadas em Ações Sociais. Por enquanto a principal atividade é a
distribuição de alimentos as quintas por volta das 19h. Existem também um
mailing específico do projeto (p. Radha Raman o administra). Também existe uma
parceria com a Casa do Migrante, a Casa da Sabedoria oferece além dos Alimentos
para a Alma, oficinas de agroconsciência e Yoga. Aceitamos doações de alimentos
e roupas para distribuir na Praça da Sé (e para quem mais precise). Todas as
atividades são gratuitas. Esse projeto busca
voluntários para fazer traduções, manter blogs, escrever artigos e etc.
Qualquer dúvida
pergunte para: m. Satyam e p. Radha Raman.
Oida Terapia
Pessoas
interessadas em psicologia, terapias alternativas, buscadores da Verdade,
religiosas e etc. Todo terceiro domingo do mês as 15h tem encontro de Oida
Terapia e na terça subsequente as 19h tem a parte prática (terapia em grupo). A
Oida Terapia está sendo divulgada
semanalmente em um jornal de Goiás. Todas as novidades são postadas no
oidaterapiabrasil.blogspot.com. Existe uma expansão desse projeto, a Féducação
que busca incrementar a educação formal com valores importantes como amor ao
próximo, ecologia e etiqueta (falar “obrigado” e “desculpe”, por exemplo). Os
dois projetos buscam voluntários
para fazer traduções, manter blogs, escrever artigos e etc. Todas as atividades
são gratuitas.
Qualquer dúvida
pergunte para: m. Madhurya e p. Radha Madhava.
Festivais de Domingo ou Vaisnavas
Os devotos são reconhecidos internacionalmente pelos Festivais Indianos. Todos devem ser convidados para os Festivais de Domingo que começam as 17h30. A programação básica é: Bhajans (canto de mantras com instrumentos indianos), kirtan (meditação em grupo em mantras com instrumentos indianos), palestra sobre Filosofia/Cultura Védica (geralmente com BV. Mangala Swami) e Banquete Vegetariano. A entrada é gratuita e crianças também podem participar. O(A) recepcionista também debe convidar para os Festivais Vaisnavas (Janmastami, Giridhari Govardhan e etc) que acontecem de acordo com o Calendário Vaisnava.
Os devotos são reconhecidos internacionalmente pelos Festivais Indianos. Todos devem ser convidados para os Festivais de Domingo que começam as 17h30. A programação básica é: Bhajans (canto de mantras com instrumentos indianos), kirtan (meditação em grupo em mantras com instrumentos indianos), palestra sobre Filosofia/Cultura Védica (geralmente com BV. Mangala Swami) e Banquete Vegetariano. A entrada é gratuita e crianças também podem participar. O(A) recepcionista também debe convidar para os Festivais Vaisnavas (Janmastami, Giridhari Govardhan e etc) que acontecem de acordo com o Calendário Vaisnava.
D. Serviços do(a) recepcionista
·
Manter a recepção limpa, ordenada
e funcional
·
Ter boa apresentação com roupas
adequadas, cabelos arrumados e bom humor
·
Apresentar o VRINDA e os
Projetos/Atividades aos visitantes
·
Estar bem informado de todos as
atividades que acontecem no VRINDA (consultar vrindabr.blogspot.com e a
responsável pela Comunicação, Gourangi dd)
·
Anotar contatos dos visitantes, digitar e enviar numa planilha do Excel
para o responsável pelo Mailing do VRINDA (Gourangi dd). As informações necessárias são: nome, email, telefone, data de aniversário
(opcional), áreas de interesse (projetos ou atividade – isso facilita muito a
divulgação pois basta olhar se a pessoa se interessa pela Revolução da Colher
ou Festivais Vaisnavas e ligar para convidá-las). É necessário sempre colocar
vírgula no final de cada email (por exemplo vrindabr@ig.com.br,) para facilitar
o serviço de quem administra o Mailing.
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